Tivemos conhecimento de mais um curioso livro sobre que aconteceu na cidade de São Paulo, projeto "Cidade Limpa". Trata-se de um livro-reportagem “Paisagem Urbana de São Paulo – e a poluição visual do século XXI”, das publicitárias Luciana Vampré di Monte e Fernanda Maia Pacheco. Uma coleção de fotos, mapas da cidade antiga e contemporânea, poesias dedicadas á metrópole, entrevistas, artigos, cartoons, cases publicitários divulgados na mídia externa e diversificadas leituras sobre o tão discutido tema da atualidade: o “visual” urbano.
O livro relata todas as formas de mídias exteriores entre elas a história da Cartaxi, como primeira empresa de publicidade em táxis do Brasil. O livro refere-se a Cartaxi quando o assunto é "Publicidade em Táxis", sinônimo de categoria, uma metonímea assim como Band-Aid é para curativos e Gillette para lâminas de barbear.
Cartaxi - (Publicidade em Táxi) - Trecho retirado do livro.
"Em 1990 a Cartaxi iniciou suas atividades, veiculando publicidade através de adesivos fixados na parte traseira dos táxis do aeroporto de Congonhas (SP). O primeiros clientes foram DHL, pneus Pirelli e cigarros Hollywood. Naquela época já foi utilizado o display porta folhetos (Take-One) dentro do carro para a distribuição de material promocional aos passageiros. Essa foi a primeira vez que foi veiculada publicidade em táxis, no Brasil.", através do fundador Antônio Carlos Savério.


Na última parte do livro é recordado também o evento realizado pelos taxistas de São Paulo, pedindo o fim da proibição da publicidade nos táxis.