Um anúncio para um clube de cavalheiros é uma ofensiva dos táxis, mesmo só mostrando o rosto de uma mulher ?
Algumas pessoas alegam que sim. O New York Times "City Room" recebeu um e-mail de um pai preocupado com o número de anúncios nas capotas dos táxis, promovendo os clubes de strip-tease de Nova York, como o Flash Dancers e o New York Dolls.
“ Me perturbou, acho altamente inadequado” declarou Alex Yanos, o pai de três crianças – nas idades de 5, 7 e 9 – que moram no Harlem. “Os táxis estão por todo lado. Como pai, isto significa que eles estão permanentemente impactando nossas crianças. ”
Eles fazem perguntas ele disse. “ Todo mundo é curioso : “O que esta garota está fazendo mãe ? O que elas estão tentando vender? ”
Os clubes só tem platéia adulta, assim como em seus sites. O site do New York Dolls, declara ser o único local na cidade onde você pode assistir nossas lindas anfitriãs adultas e avisa: "Este site contém material sexual explícito. Favor não entrar neste site à menos que você tenha idade da lei. O material neste site não é apropriado para crianças. Se você tiver menos do que 18 anos, ou se você se ofende por causa de nudez, favor sair. AGORA" !!
Os anúncios sobre os táxis foram introduzidos em 1975 sob muita oposição (mesmo partindo do prefeito naquela ocasião, Abraham D. Beame). Eventualmente os anúncios iluminados vieram a ser encarados como item de segurança. Desde então, outras peças do carro tornaram-se pontos de anúncios, incluindo calotas e bancos traseiros.
Allan J. Fromberg, um porta voz da TLC - Comissão de Táxis e Limousines, declarou que o grupo não tem qualquer política de regulamentação sobre os anúncios. “Nosso papel tem sido historicamente assegurar a engenharia e segurança dos anúncios,” declarou ele. O grupo entretanto, "tem a habilidade de remover items que, como declarados na lei local, ‘são ofensivos à moral pública’ ” acrescentou.
A Clear Channel Taxi Media, principal empresa de mídia em táxis de
Nova York, diz que grande parte dos anúncios desses clubes são da empresa ShowMedia, que controla anúncios em cerca de 2000 táxis. A Clear Channel tem política contra anúncios de clubes, jogos online e tabaco (que já são geralmente banidos em muitas cidades dos Estados Unidos assim como no Brasil).
Um executivo notou que os anúncios para clubes de cavalheiros em táxis são “maus para o meio.”
A Show Media foi iniciada por Laurence Hallier, em 1998, vende anúncios em táxis de Nova York e Los Angeles. Um funcionário do escritório da Show Media declarou que a companhia não tem comentários sobre estas reclamações.
E lembra que já ocorreram debates sobre algumas campanhas em táxis anteriormente — como as das cuecas Calvin Klein
quanto da Vodka Georgi, "Alguns destes comerciais estavam mais discutivelmente reveladores do que estes".
Neil Greenbaum, chefe da cooperativa de táxis All Taxi Management, colocou os anúncios dos clubes no contexto. “Tivemos menos reclamações dos comerciais da Flash Dance do que tivemos com outros anúncios provocativos” declarou o Sr. Greenbaum, cujos táxis apresentavam alguns luminosos de clubes de strip tease.
Os anúncios do Flash Dancers mostram apenas uma mulher acima de seus ombros.
Os taxistas demonstraram preocupações no passado, algumas vezes baseados em suas crenças religiosas. “Alguns dos motoristas evitam comerciais provocantes, e eu não acredito que eles acharam este provocante,” ele declarou. “eu não teria colocado se tivesse achado provocante.”
COMETÁRIOS DOS LEITORES DO NEW YORK TIMES:
1) Este é um bem difícil de se chamar. Entendo a preocupação dos pais, mas acredito que, os mesmos garotos estão mais propensos a ver comportamento libertino na TV, de um comercial estático. Se eles colocaram mulheres pouco vestidas, eu verificaria este ponto, mas pediria para serem mudados, mas não removidos.
2) Digo para minhas crianças que elas vendem spray de cabelos, muitos e muitos spray de cabelos
3) Oh céus, proíbem que os pais falem abertamente e numa maneira apropriada conforme a idade sobre as excentricidades da vida (Ou mantenham-nos num container seqüestrados de toda a sociedade - arte, musicas, comerciais, livros, revistas, anúncios, filmes, TV, MTV, outros garotos, etc.)
4) Parece mais falta de desembaraço dos pais sobre a sexualidade do que uma pergunta de um inocente. Não há nada de errado com bares de strip-tease. (Exceto que eles separam os idiotas de seu dinheiro.)
5) Quando esta sociedade puritana aceitará que sexo é (ou seja encarado como) natural e essencial ? A demonização de um anúncio apresentando a figura de uma mulher vendendo um serviço é enlouquecedora.
6) Vamos perguntar as questões difíceis, e não as fáceis. Se nós realmente nos preocupamos com o bem estar emocional de nossas crianças, vamos iniciar pelos comerciais, filmes e vídeo games que exploram a violência, não o sexo. Imagens violentas e seu uso para divertir crianças abaixo de 17 anos, me aborrece muito mais do que anúncios de strip tease.
7) O Puritanismo erguendo sua feia cabeça em todos os lugares de New York ? vençam-se a si mesmos. Sexo é um produto e voces ainda não compreenderam que agora voces não estão suficientemente cientes para reconhecer a cultura a sua volta.
8) Em ambos os comerciais vocês vêem somente a cabeça de uma mulher. Para chamar isto de impróprio é dizer que metade dos anúncios da Vogue são. Se vocês tem uma criança que pergunta para vocês sobre os anúncios que declaram que dançam para viver. Não é que vocês estejam mentindo para eles.
9) Oh, CRESÇA, NOVA YORK.
10) Acorde América....digam para suas crianças o que eles estão anunciando! Vocês acreditam realmente que eles não sabem? Ou talvez devamos continuar nossa moral dupla, e deixar nossas crianças terem sexo não protegido, e não aberto conosco para assuntos básicos tais como educação sexual.