O livro Ensaio Sobre a Cegueira, do escritor português José Saramago, foi adaptado para as telonas. O filme Blindness, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, chegou aos cinemas no segundo semestre de 2008.
A história não é muito diferente da de outros filmes fantásticos. Um vírus, ou sabe-se lá o quê, infecta algumas pessoas, que começam a perder a visão. Mas em vez de ingressar em um mundo de sombras, elas imergem em um mundo de excesso de luz - a tal cegueira branca. Elas são confinadas e aí o filme chega ao seu ponto. Quando a ordem estabelecida entra em colapso, a barbárie se instaura. Apenas uma mulher, a personagem de Julianne Moore, consegue enxergar.
A metáfora de Saramago, expressa na primeira frase que o espectador ouve, refere-se justamente a essa tragédia do mundo moderno. As pessoas vêem sem ver. Um dos efeitos secundários dessa cegueira branca é a sensação de invisibilidade. Danny Glover fez o discurso mais político da coletiva:ele afirmou que, no mundo atual, as pessoas perderam a capacidade de ver o sofrimento do outro.
Making of
As cenas do filme foram rodadas em vários países. No Brasil, o centro de São Paulo foi um dos cenários do longa-metragem, e os táxis serviram como pano de fundo, mostrando painéis luminosos da Cartaxi, gentilmente cedidos pela empresa para que a O2 Filmes pudesse gravar..
Daniel Savério, da Cartaxi, comenta: "É um marco o cinema brasileiro enxergar que a mídia em táxis faz parte da cena urbana da capital paulista. Ficamos orgulhosos de ver o luminoso aparecer logo no início do filme, como normalmente aparecem nos filmes rodados em Nova York".
Assista ao trailer :
